quarta-feira, 2 de outubro de 2013

The Pulse: Sobre bares, outdoors, contramão e a culpa do pobre do blues.

Fala aê, negads! Quanto tempo!
Pensaram que eu ia abandonar vocês? Não mesmo! Ainda tem muita banda boa por aí que precisa ser divulgada e eu continuo aqui, firme e forte nessa vibe.

Hoje trago pra vocês uma banda lá da minha querida Fortaleza. Na boa, se tem um cenário independente que tem fluído de vento em poupa é o de lá. A cada dia que passa, mais conheço boas bandas daquela terra. Ô lugar abençoado! 

Quem me apresentou ao som dos moleques foi o querido Matt, baterista da Capitão Eu, que já é carteirinha carimbada por aqui e que vocês provavelmente devem conhecer também. Matt me disse que estava produzindo uma banda que eu iria curtir o som. E bom, ele não estava enganado. O som, que mesclava um cado de Oasis e até mesmo Capitão Eu me fisgou de primeira. O nome da banda? The Pulse, senhoras e senhores!

Formada por Augusto Viana (vocal), Mairo Felipe (vocal/guitarra), Thiago (baixo), Abel Gomes (guitarra solo), Julio Damasceno (batera) e Victor Lima (teclado), os moleques lançaram o primeiro EP com 4 faixas intitulado de "Sobre bares, outdoors e a contramão" e obtiveram uma grande repercussão nas redes sociais. Bati um papo com o Augusto e o Julio sobre isso e outras coisas a mais. Saca só: 

-  Como a música entrou na vida de vocês?
Augusto: faz tempo viu? sempre vivi a base de musica, era aquele cara chato que ficava cantarolando perto dos outros na escola, mas nem sabia que eu tinha certo potencial, o Mairo (um dos guitarristas) tava aprendendo a tocar violão, ele tocava bastante Foo Fighters, Oasis, Radiohead, e em uma dessas a gente gravou Creep em uma mesa de som, acharam minha voz bacana e dái surgiu o convite para as primeiras bandas.

JulioDesde de pequeno eu escuto música, os velhos discos e K7 dos meus pais, aos pouco fui conhecendo outras bandas de Rock/Pop através de meus amigos, então as oportunidades de formar banda com amigos foram surgindo até que hoje estou aqui, numa banda com amigos que me sinto bem.


- Da onde vem o nome "The Pulse?"
Augusto: Foi meio aleatorio, fuçando pastas de computador e discos, encontrei esse nome, erá so provisorio e acabou ficando.

JulioIsso foi ideia do vocalista e do Baixista (Augusto e Thiago), acho que eles tiveram alguma ideia sobre o Rock estar em nossas vêias, sobre o nosso pulso. (risos)

- Parece que vocês começaram fazendo cover da banda Oasis e que esta é uma paixão entre todos os integrantes da banda. Além dela, quais as outras bandas que vocês costumam ouvir? Quais as influências de vocês?

Augusto: tanta coisa, mas tanta mesmo rs, Jeff Buckley ( meu cantor favorito), Tim Buckley, Simon and Garfunkel, Rolling Stones, Radiohead, Kasabian,Pink Floyd, Gram, Moptop, Damien Rice, City and Colour, The Who, The Verve, Vanguart, Fagner, Belchior,Kings of Leon, nossa, tanta coisa rs.

JulioCada integrante tem um gosto diferente um do outro. Eu pelo menos escuto muito do Rock Inglês, Música Folk, Indie Pop e Rock e algumas bandas do cenário underground de Fortaleza.

- Vocês são uma banda que tá começando tem pouco tempo e lançaram seu primeiro trabalho há mais ou menos um mês e obtiveram uma grande repercussão. Como tá sendo tudo isso pra vocês?


Augusto: não era esperado essa repercussão tão bacana, eu achava que a galera iria gostar, mas não tanta gente, jogou a responsabilidade de estarmos sempre tentando se superar.

JulioTa sendo muito interessante e legal. Confesso que ficamos e ainda estamos SURPRESOS como essas 4 músicas que gravamos obtiveram boa repercussão entre as pessoas. Estamos muito felizes com tudo isso.

- Por que a culpa é do Blues?
JulioBem... somente o "Blues" pode responder isso. (risos)

Augusto: Bom, a musica é  a historia de um musico talentoso mas que chegou ao fracasso, por não se dar bem com o Blues, o estilo de musica que sua banda iria adotar, é veridica essa historia rs.

- Vocês são de Fortaleza e atualmente a cidade de vocês vem sofrendo uma enorme expansão quando o assunto são bandas de qualidade. Como é fazer parte dessa geração que pode fazer alguma diferença no cenário de rock independente?

JulioÉ simplesmente muito Especial! Realmente em nosso cenário temos ótima bandas, somos apenas mais uma á estar no mesmo barco. 

Augusto: tem muita banda boa aqui, e o publico embora de maneira não tão rapida está crescendo, isso é o que vale, aqui tem bandas lindas : Capitão Eu, Itgirl, Sir Valdez, Astronauta Marinho,  Assalto ao ceu, Charlotte Mecanica, Leftinside, Infinitario, muita banda mesmo, e ainda 3 apostas minhas pra um futuro proximo : Barbearia Noturna, Nevada e Dallas em chamas, quem sabe essas bandas alcancem o que Cidadão Instigado e os Selvagens conseguiram, porque não?

- E sobre o cenário independente nacional, o que vocês tem a dizer?

JulioNosso cenário é rico em termos de bandas , porém "esquecido" por alguns.

Augusto- do nacional eu vejo muita coisa boa que ainda não consegue chegar ao povão, um legado que o Los Hermanos deixou, depois veio Gram, Moptop,

agora eu aposto muito em Vanguart, Apanhador só e nos Selvagens, acho as melhores bandas do pais.

- Vocês possuem uma música chamada Maria Bonita na Terra de Godah, particularmente uma das minhas favoritas. Como surgiu a letra dessa música?

Augustoo Thiago (baixista) sonhou com esse titulo.

Julio: Essa música foi toda uma ideia do Thiago (baixista), nas sessões da gravação e nos ensaios ela se tornou ainda mais rock forte, o Matheus (produtor/baterista Capitão Eu)

trabalhou conosco para que ela soasse mais "psicodélica", então o resultado foi esse que todos gostaram. A versão demo era bem mais leve do que está no EP.

- Acham que se a internet não existisse, seria mais difícil de se ter uma banda? 

Augusto: sim, só teria banda quem pudesse bancar um assessor, Internet é fundamental!

JulioNão seria difcil de se ter uma banda, seria difícil para se ter uma boa divulgação, já que a internet hoje é uma ótima ferramenta de divulgação.

- Existe alguma banda ou cantor que vocês morram de vontade de fazer alguma parceria?

Augusto: sonhando alto: Noel, Liam Gallagher, Damien Rice
nacionalmente: Fagner, Helio Flanders ou Sergio Filho ( ex-vocal do Gram).

JulioHum são tantos. (Liam e/ou Noel quem sabe, sonhar não é proibido) (risos)

- Pra encerrar, o que vocês diriam pra quem ainda não conhece o som de vocês? Convençam a galera aí e contem-me, quais são os próximos planos de vocês.

Augusto: um som sincero, 4 historias, essas são as musicas do nosso e.p, um rock alternativo genuinamente brasileiro, sentimento sem o clichê, eu curtiria essa banda mesmo se não fosse minha rs, os planos são : investir cada vez mais no marketing, e em si proprio, espalhar esse som, e criar e criar, cada vez mais.

JulioApenas que quem curte ou já conhece alguma banda de Rock de Fortaleza, deve conhecer outras, como Capitão Eu, Assalto áo Céu e claro, nós, The Pulse.
Se você não conhece o cenário do rock atual de Fortaleza, não irá se arrepender de conhecer nosso som! É isso! Quanto aos próximos planos, estamos mais afim de divulgar ainda mais nosso EP, entre outras coisas. E já no começo de 2014 trabalhar em novas músicas para que lancemos um novo EP ou até quem sabe um álbum.

Dá uma sacada no som dos moleques:


Música "Culpa do Blues"


E pra você que curtiu e quer ficar por dentro de todas as coisas que a banda for aprontar, pode ir ir até o Facebook, Twitter, Soundcloud ou Palco MP3 dos caras e ser feliz. Não há desculpa pra deixar de acompanhar, nem a preguiça.

E com isso, despeço-me por aqui.
Até mais, crianças,

Sarah Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário